Maratona Fotográfica: moradora da Armação da Piedade reencontra boas lembranças

Daulira Quintino e Angelo Passos de Andrade recebem do secretário da Ação Social, a ampliação da
fotografia premiada na Maratona Fotográfica.

Com emoção e uma pitada de boa ansiedade, aquela que pede ao momento presente um reencontro de saudade com um passado de alegrias, o casal Daulira Quintino (76) e Angelo Passos Andrade (81), casados por mais de 57 anos, e moradores da Rua Aristides Quintino, abriram as portas para receber a ampliação de uma fotografia histórica, que mostra a histórica Capela de N.S. da Piedade em dias de festas. É o resultado de uma etapa importante das oficinas culturais do Projeto de restauração, conservação preventiva e complementares da igreja da Armação da Piedade e bens integrados – etapa 01, no âmbito do Prêmio Elisabete Anderle de Cultura 2023.

A coordenadora do projeto de restauração da Capela da Piedade, Lilian Mendonça reencontra amigos e parentes em comum na Armação da Piedade e de Florianópolis, e muitas curiosidades sobre a Capela de N.S. da Piedade, a partir das narrativas de dona Daulira.

Lilian preparou, com um jeitinho açoriano de ser, um presente carinhoso para dona Daulira e seu Passos

Na fotografia, premiada em 1º lugar na Maratona Fotográfica, em oficina realizada em 10 de agosto de 2024, dona Daulira Quintino é uma criança que acompanha de perto seu Manoel Siqueira, o catequista da comunidade na década de 1950. A fotografia mostra a capela em dias de festividades, com a presença da comunidade, dentro da capela e num amplo adro, aberto e gramado. A estrada que atualmente nos conecta com a comunidade da Armação da Piedade era apenas um caminho estreito.

Entre conversas descontraídas a respeito de parentes que ajudaram na manutenção, bem como curiosidades acerca da capela, como a presença do ex-governador Aderbal Ramos da Silva na comunidade, a coordenadora do projeto de restauração e reforma da Capela N.S. da Piedade, Lilian Mendonça, e o secretário da Ação Social Paroquial, William Wollinger Brenuvida, partilharam um delicioso café oferecido por dona Daulira e seu Passos.

Os Quintino, descendentes de Quintino Antonio Ignacio e Maria Luiza dos Santos, como boa parte dos gancheiros, um dia foram moradores do Norte da Ilha de Santa Catarina. Essa família atravessou a Baía Norte, deixando para trás a Freguesia de N.S. da Necessidades, hoje o badalado bairro de Santo Antônio de Lisboa, e no âmbito da caça baleeira, zelaram pela Capela e imagem consagrada à N.S. da Piedade.

A fotografia premiada é um reencontro com um passado recontado com a alegria um jeito carinhoso de receber os amigos, na mesa do café, onde sempre emergem narrativas, lembranças e saudade.

(*) “Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023”.