Você sabia?

Pouca gente sabe, mas a Capela de N.S. da Piedade serviu de modelo para muitas igrejas na região (atual Grande Florianópolis). Uma dessas capelas, construídas a partir do modelo da Piedade, no século XVIII, também se localizava na atual Gov. Celso Ramos.
Construída em uma pequena elevação, diante da Casa do Comandante, a capela da Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim tinha dimensões parecidas com as capelas de N. S. das Necessidades (Santo Antônio de Lisboa) e N. S. da Lapa (Ribeirão da Ilha).
Infelizmente, essa capela foi demolida em 1894, quando os federalistas foram derrotados, no episódio chamado “Chacina do Anhatomirim”, eque foram submetidos à prisão, torturas e execução mais de 200 catarinenses.
Controvérsias

demolida (Acervo ASPGCR)
No lugar da imponente capela foi construída uma nova casa para o comandante, em arquitetura correspondente ao século XIX, hoje numa cor amarela, sem acesso e qualquer expressão para quem lá visita. Os restos da capela foram espalhados pela Ilha do Anhatomirim, restando o frontispício e algumas ruínas.
Antes da capela fora edificado um cruzeiro, e antes do cruzeiro havia um lugar sagrado para os Guarani, compreendido na palavra/expressão Anhoty ou Anhã ty, que traduzimos, conforme uma escuta do povo Guarani, por “eu planto”, e que se relaciona a um lugar sagrado de plantio ou sepultamento. Atribui-se à Anhatomirim a tradução “pequena toca do diabo”, a partir da desaglutinação, conforme o método jesuíta, portanto, Anha (diabo/mal), to (toca/buraco) e mirim (pequena/o). Observamos a deturpação da palavra/expressão Anhoty ou Anhã ty para Anha+to.
O que buscamos em um trabalho de reforma e restauração de um monumento como a Capela de N.S. da Piedade, entre tantas derivas, é permitir que as presentes e as futuras gerações dialoguem e aprendam com passado, respeitando a memória e compreendendo que nem sempre a substituição de um modelo arquitetônico por outro, dito mais econômico ou pertinente a uma época, é a melhor saída. Anhatomirim e a Piedade nos ensinam isso, então, vamos ajudar a preservar a Capela de N.S. da Piedade?

Federalista. Fotografia de Albert Gustav Schwart,
Acervo M. Cristina Scomazzon
Contamos com você!