
Sabedoria e entendimento: nossa caminhada
A capela ou igreja consagrada a Nossa Senhora da Piedade, na Armação da Piedade, diante da Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, primeira sede oficial da Capitania de Santa Catarina, presidida pelo Brigadeiro José da Silva Paes, foi edificada a partir de 1739, guardando a memória daqueles que viveram antes, durante e após a instalação do município de Ganchos.
Em maio de 1983, portanto, 238 anos após ser benta, a Prefeitura do Município de Governador Celso Ramos decreta o tombamento histórico, e em 2001, o Governo do Estado de Santa Catarina também torna a capela/igreja patrimônio material dos catarinenses. Ao longo de dois séculos passa por reformas e restaurações, especialmente nos anos 1980, e mais recentemente, em 2005.
Reconhecendo a deterioração da capela/igreja, pelas intempéries e ação do tempo, para atender a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e visitantes, em 2015, o membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), William Wollinger Brenuvida, com auxílio da Prefeitura, inicia as tratativas com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Uma comissão para restauração da capela é formada em 2018, com apoio da arquiteta Lilian Mendonça, que trabalhou na equipe do restauro da capela/igreja nos anos 1980, do Padre Mauri Costa de Jesus, pároco e presidente da Ação Social Paroquial (ASPGCR), e do paroquiano Valdeci Euclides Fagundes.

Após a pandemia da Covid-19, o grupo formado por, André Bovee, Avelino Odilio Dias (Lino), Darlene Cesconetto, Claudiane Malvina da Silva, Edna Soares de Brito, Erichson Stuebe, Josiane Ferreira André, Josué Ocker da Silva, Leandro Martins, Lilian Mendonça, Luiz Carlos Wildner da Fonseca, Maria Joana Miranda dos Santos, Marcos Henrique da Silva, Rutineia Pereira, Sandra Amendola, Tarik Sagas, Valdeci Fagundes e William Wollinger Brenuvida, novamente se reúne.
A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes conviveu com dificuldades financeiras e administrativas, acentuadas pela pandemia da Covid-19, pelo ciclone de 2020, e pela multa aplicada pelo Ministério Público de Santa Catarina. Nos anos de 2021 e 2022, a comissão apresenta duas propostas ao Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, porém, as propostas foram rejeitadas pela FCC.
A comunidade católica perseverou. Em 2023, após a reestruturação, a ASPGCR contrata a Rede Marketing Cultural, apresentando novamente proposta ao Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, e desta vez, com êxito.

Perseverança: o projeto aprovado
Proposto pela ASPGCR, o “Projeto de Restauração, Conservação Preventiva e Complementares da Igreja da Armação da Piedade e Bens Integrados – Etapa 01”, com a inscrição de número 1981, é selecionado, em primeiro lugar, entre 1173 projetos, com nota máxima, pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura em 2023. A Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.
Com o objetivo de restaurar importante sítio histórico-cultural catarinense, especialmente a Capela de Nossa Senhora da Piedade, a proposta ao Edital permite à ASPGCR, desenvolver os projetos: arquitetônico, hidráulico-elétrico, de iluminação, acessibilidade e histórico-social.
Com a experiente Produção Executiva da Rede Marketing Cultural, por meio de uma equipe formada por Alexsandra Mendes e Maria Teresa Lira Collares, o projeto cultural contemplado vem sendo desenvolvido desde março desse ano, com previsão para entrega no mês de setembro
Desde o início de 2024, a Paróquia e a ASPGCR são presididas pelo Padre Leandro José de Souza, com apoio da diretoria e da comunidade católica gancheira.
Esta é a primeira etapa do projeto, que ainda conta a assessoria e coordenação técnica dos arquitetos Peter Widmer e Lilian Mendonça, bem como com o trabalho de Laís Soares Pereira, doutora em design, especialmente no que se refere a restauração e conservação da arte sacra.
A segunda etapa do projeto tem por objetivo a execução da obra com vias a captação de recursos, para a efetiva execução da tão esperada obra de restauração completa da capela consagrada à Nossa Senhora da Piedade.
